Comment

Teoria das cores e Iluminação: Como favorecer a sua composição e elevar o nível das suas imagens

Olá, pessoal! O assunto hoje é sobre algo que para mim foi a grande virada de mesa para uma fotografia melhor: O domínio da Teoria das Cores e Iluminação. Essas duas disciplinas são fundamentais, não só na fotografia, mas nas artes em geral e vão fazer você entender por quê algumas imagens tem um grande impacto e outras nem tanto.

Vamos começar pelas cores?

Para o fotógrafo alçar voos maiores na sua arte, é necessário entender como as cores, assim como a composição, afetam a nossa mente. Cada cor traz uma sensação, e assim sendo, é natural que combine com a composição e com a iluminação para dar profundidade à uma foto. No disco das cores, podemos perceber que o amarelo e o vermelho são cores muito mais quentes, e o azul e violeta cores mais frias.

Imagine aquele por do sol, maravilhoso, com uma cor azul? Ou verde? Não funciona, não é mesmo? Sendo assim, temos que saber combinar essas cores adequadamente em nosso frame para trazer a sensação certa ao nosso observador. Calor, frio, isolamento, energia, tranquilidade... esses são alguns exemplos do que podemos fazer combinando essas cores.

Mas como falamos, mais importante que as cores sozinhas é a combinação delas com o panorama geral. Já perceberam que existem fotos onde a composição e a iluminação são ótimas, mas quando olhamos... Nah...! Então. Existem algumas combinações de cores que podem trazer sensações bem interessantes, dependendo da sua composição.

Bem, mas o que seriam das cores se não fosse a luz? Afinal de contas, as cores não passam da luz em frequências diferentes. Por isso, também temos os conceitos de saturação, luminância, sombra e tons, que são aquelas barrinhas todas que vemos na edição das imagens. Não vamos nos aprofundar muito nesse assunto hoje, mas devemos saber que essas variáveis são muito importantes para balancear a imagem, dependendo da qualidade da luz e da sensação a transmitir. Perceba que uma imagem dessaturada parece muito mais melancólica que uma imagem saturada, cheia de energia.

Aproveitando que estamos falando de luz, quero trazer a vocês mais um conceito super importante. Já percebeu, que em muitas imagens há pontos mais claros e outros bem mais escuros? Então... Isso é totalmente natural, e até mesmo benéfico. Nossos olhos tendem a correr para onde é mais claro, que é o foco da nossa atenção. Em alguns casos, onde a foto é totalmente clara, pode-se utilizar o escuro também para chamar a atenção.

O claro e o escuro servem para chamar ou esconder a atenção em algo na foto. Algumas fotos, onde a luz é totalmente distribuída pelo frame em meios-tons e claros, passam a ter muitos focos de atenção e confundem um pouco o observador.

Nas minhas imagens, eu tento seguir essa estratégia, principalmente no pós-processamento. Como eu posso reforçar a iluminação no meu assunto e tirar a atenção de coisas periféricas, sem excluí-las completamente? Note que essa estratégia também é muito usada quando você utiliza aquela lente para embaçar o fundo e destacar o seu assunto. Muda-se a forma, mas na essência, é a mesma coisa.

Bem, pessoal, espero que tenham gostado! Entender as cores e as luzes é fundamental para fazer uma boa fotografia, e nosso objetivo hoje foi fazer você chegar mais perto de representar bem a sua arte! Sigam a gente no face e no instagram para conferir um pouco do nosso trabalho e não esqueçam de compartilhar e curtir se vocês acharam útil!

Um grande abraço! Tchau!

Comment

Comment

Review e opiniões sobre a Sigma 150-600mm Contemporary

E aí pessoal! Estamos de volta da nossa viagem e trouxemos alguns “presentinhos” para melhorar nossas fotografias. Um deles é essa lente da Sigma, que está sendo bastante falada por aí, e eu, que buscava uma tele para fotografar vida selvagem, natureza e paisagens fiquei bastante empolgado. Vamos ver se ela atende mesmo ao que ela veio?

1. Preço

Comparada com as outras concorrentes, a Sigma 150-600 C tem um valor bastante atraente. Em torno de 990 dólares, para uma tele com esse alcance brutal, achei uma pechincha. A Tamron tem uma lente na mesma linha, um pouco mais barata, mas pelo que li de outras opiniões de fotógrafos internacionais, resolvi pegar a Sigma por cem dólares a mais. Se eu comparar essa lente com outras da Canon, por exemplo, ela ganha em preço, por muito. Então, nesse tópico essa lente já sai com uma vantagem sobre as outras. Ponto para a Sigma.

2. Peso e portabilidade

Apenas a lente são quase dois quilos. Não é leve. E além disso, ela mede 26 centímetros, ou seja não é nada portátil, principalmente para você viajante mochileiro. Agora, considerando as funcionalidades que ela traz, não há grandes alternativas. Qualquer lente super telezoom como essa, é pesada e longa. Então, sim, isso é um problema, mas não comparado a outras lentes concorrentes. Se você quer teles para fotografia de paisagens e natureza e não quer carregar peso, há algumas opções que chegam no máximo a 300mm. Para 600mm, realmente ainda não vi nada muito melhor.

3. Funcionalidades e uso em campo

Eu gostei muito do resultado da Sigma 150-600mm em campo. As pessoas as vezes pensam: “Ah, é Sigma... será que é bom?” Na boa, galera. Esqueçam isso. A Sigma, Tamron, e até outras marcas emergentes com a Rokinon/Samyang já estão produzindo lentes de deixar as Canon, Nikon e Sony no chinelo. Pensei muito antes de comprar, mas não me arrependi nada. Foco rápido e nítido, mesmo em 600mm. Qualidade das peças por fora: maravilhosa. Bonita e imponente. Ainda tem opções para travar o zoom em 150mm, foco manual e automático, configuração de perfis (ainda não usei). Anéis de foco e zoom deslizantes e funcionais. O bokeh, mesmo com f/6.3 é muito bonito, quando você pega o assunto à distância. Se querem ver por si só, confiram a seguir:

4. Com o que eu devo tomar cuidado?

Se for usar com grande distância focal, à mão livre, use em um tempo de exposição bem curto. Principalmente se for fotografar assuntos em movimento. Minhas fotos ficaram bem nítidas em 1/1000 e 1/2000 e f/6.3 que é o que a câmera oferece em 600mm. Pode aumentar o ISO. É melhor do que borrar a foto. Outra coisa é: Não apoie a câmera no tripé com ela pendurada, use o colar para apoiá-la no tripé. Afinal de contas você não vai querer dois quilos forçando o encaixe da sua câmera na lente.

5. Conclusões

Em suma eu achei a lente fantástica. Sempre gostei de fotos de vida selvagem e natureza e agora me sinto pronto para fazer cliques muito melhores com ela. Para paisagens ela também é maravilhosa, principalmente para detalhes e fotografias à distância onde raramente conseguem-se imagens com grandes detalhes. Custo-benefício excelente, comparada com as concorrentes. Só prepare-se para levar um pouco mais de peso na mochila (e no braço) se quiser explorar esse novo mundo!

Abraços! Até mais!

Comment

Comment

6 funções (quase) secretas que você precisa conhecer na sua DSLR

Fala galera! Hoje eu vou provar que você ainda não leu o manual da sua câmera o suficiente. Dá uma olhada nessas funcionalidades bem legais que vão aliviar a sua vida sofrida de fotógrafo!

1.       Detector de “estourados” na imagem

Esse é fenomenal. Quem nunca tirou aquela foto e depois chegou em casa e viu que ela ficou com aquele estourado branco irrecuperável? Não se aflija. Com essa função, você vai poder detectar o estourado logo depois que você tirar a foto, e já te dá a dica para você fazer outra imagem usando uma exposição menor, para não te dar trabalho quando você chegar em casa.

2.       Sinalizador de foco após a foto

Outra funcionalidade sensacional. Se você é fotógrafo de ensaios, acho que você deveria começar a usar AGORA! As vezes, na correria, você sai disparando as fotos confiando no foco automático da câmera. Mesmo que ela sinalize antes de disparar, essa funcionalidade permite você ver no display onde o foco foi acionado para você ter certeza que focalizou o rosto da sua modelo ao invés dos enfeites em volta!

3.       Disparo múltiplo em diferentes exposições

Como fotógrafo de paisagem eu confesso: uso muito esse modo! Para quê ter uma imagem se você pode ter três, em diferentes exposições? Você não está mais na época do vovô: aproveite a tecnologia que você tem, e use esse modo para fazer HDRs e como backup para aquela foto que você tinha certeza que estava ótima, até você tirar ela mais clara ou escura.

4.       Nível virtual

Esse não é tão escondido assim, mas é útil demais. Os tripés mais modernos têm nível de bolha neles, e você até pode comprar um nivelzinho para acoplar na DSLR. Mas, se quiser tirar onda mesmo, use o da própria câmera para nivelar as fotos e conferir se você está mesmo naquela posição certinha antes de dar o seu clique.

horizon-level-dslr.jpg

5.       Botão de foco automático traseiro

Que você faz o foco sempre quando aperta o clique até o meio do caminho talvez você já saiba, mas você sabe que pode focar com um botão traseiro da câmera? Qual a vantagem? Faça o foco e clique indefinidamente sem precisar ficar refocando sempre. É muito útil para fotografias de paisagens e de objetos e outras cenas mais estáticas.

learn-how-to-use-back-button-focus-on-your-camera-840x560.jpg

6.       Visualização de profundidade de campo

Quando você olha pelo visor da câmera, você não faz a menor ideia de como vai sair a foto, com a profundidade de campo que você configurou sua lente (f/1.8 ou f/18). Esse botãozinho oculto vai fazer você chorar de emoção quando você descobrir que pode fazer isso antes mesmo de disparar a foto.

É isso aí pessoal! Espero ter ajudado! E vocês? Conhecem mais alguma função Mandrake dessas? Deixa o comentário aí! Não esqueçam de conferir nosso vídeo!

Um abraço!

Comment

Comment

7 lugares que você não pode deixar de fotografar na Patagônia

Época: Novembro a começo de Abril

1. Parque Nacional Tierra del Fuego – Ushuaia

Dificuldade: Muito Fácil, Quando: Durante o dia

O Parque Nacional Tierra del Fuego é a porta de entrada para quem quer fotografar paisagens maravilhosas sem muito esforço. As trilhas são fáceis, o acesso é rápido, próximo à cidade e as fotografias, belas. Aqui você pode ousar nas fotografias de montanha e das belíssimas flores da primavera, além das águas cristalinas.

2. Laguna Esmeralda – Ushuaia

Dificuldade: Fácil, Quando: Durante o dia

A Laguna Esmeralda fica um pouco mais para fora de Ushuaia, mas é uma opção fácil para quem gosta de trilhas e fotografias variadas. A caminhada não é tão puxada e você pode aproveitar os bosques, cachoeiras e no final a belíssima Laguna, que tem cor de Esmeralda (meio obvio, não?) para fazer fotografias de reflexos ou até mesmo acampar para umas astrofotografias!

3. Laguna de Los Tempanos – Ushuaia

Dificuldade: Média, Quando: Durante o dia

Essa aqui é um pouquinho mais puxada, mas vale a pena. O caminho é ascendente quase o tempo todo, e geralmente está lotado de lama e terreno desnivelado. Vá preparado para levar o dia todo. A Laguna de los Tempanos é a mais bela de Ushuaia, e você ainda leva de brinde a vista das cavernas de gelo lá em cima. Não caminhe nas cavernas sobre as estruturas congeladas nem entre sem um guia preparado!

4. Ruta 40 – El Calafate/El Chaltén

Dificuldade: Muito Fácil, Quando: por-do-sol

É o caminho natural até El Chaltén saindo da cidade de El Calafate. A viagem dura em torno de duas horas, então, planeje-se para chegar lá próximo ao horário do por-do-sol para você ver um dos maiores espetáculos da terra, ainda na estrada. Aproveite os carros, a pista e a paisagem erma para compor com as montanhas. Sensacional!

5. Fitz Roy e Cerro Torre – El Chaltén

Dificuldade: Muito Fácil, Quando: Nascer e por-do-sol

A paisagem característica da pequena cidade é a grande cordilheira que engloba o Fitz Roy e o Cerro Torre. O melhor é que você pode fotografar esses monumentos naturais apenas indo para o mirante a alguns quilômetros da entrada da cidade. Escolha o nascer ou o por-do-sol para fazer fotografias panorâmicas e zoom das montanhas com suas nuvens, quase constantes, sobre os cumes.

6. Laguna de Los Três – El Chaltén

Dificuldade: Difícil, Quando: Variável

 A trilha até o acampamento Poincenot é bastante tranquila e você pode inclusive fazê-la pelo outro lado, menos popular, da Hosteria Pilar. As paisagens e mirantes são belíssimos, rendendo várias fotos. Do acampamento Poincenot até a Laguna de Los Três, você vai fazer uma trilha BEM cansativa. Se você estiver em dia com a academia, ótimo. Senão, vá com calma, parando e descansando e leve bastante água e alguma comida energética. Ao chegar lá em cima, tudo vai valer a pena!

7. Parque Nacional Torres del Paine (Chile)

Dificuldade: Variável, Quando: Nascer e por-do-sol

Eu poderia fazer um vídeo inteiro só para falar do Torres del Paine. As fotos de lá são incríveis, e os cenários, cada um melhor que o outro. Não faça bate e volta aqui, se quiser fotografar momentos únicos. Reserve pelo menos 3 noites para ficar no parque para pegar as horas mágicas, e se puder reserve pelo menos uma noite na Hosteria Pehoé. Os mirantes lá são espetaculares e você vai praticamente dormir no lugar onde você precisa fotografar. Mais tranquilo, impossível.

Comment

Comment

5 segredos para tornar suas fotografias incríveis em 2017 (ou a DIETA das imagens)

Olá pessoal! Perto da virada do ano assisti um vídeo incrível da COOPH (http://www.cooph.com/magazine/features/videos/detail/article/kick-off-the-new-year-with-a-photographers-diet.html) sobre como melhorar as fotografias para 2017 utilizando um acrônimo bem criativo e inteligente. Achei fundamental espalhar esse conhecimento para vocês, já que estamos todos juntos no nosso plano de nos tornarmos cada vez melhores esse ano, principalmente nas imagens. Vamos conferir?

Design

Já reparou por que você gosta mais de uma determinada marca de carro, eletrônicos ou de smartphone sem necessariamente avaliar as especificações técnicas primeiro? O Responsável por isso é o design. Saiba que na fotografia é a mesmíssima coisa: quando a fotografia tem um design impressionante ela chama a atenção se você a registrar com um smartphone ou com uma câmera portátil. Você pode alcançar um design superior sempre utilizando algumas regras básicas de composição como: Linhas guia, para levar os olhos do observador até o seu assunto; Formas geométricas, para brincar com o cenário disponível; Repetições e Padrões, para aguçar a curiosidade, e muitos outros!

Informação

Uma imagem vale mais que mil palavras. Quem nunca ouviu isso? Com a sua imagem você precisa COMUNICAR alguma coisa. Pode ser sutil, ou forte, mas a sua imagem ganha profundidade quando você conta uma história com ela. Como fotógrafo de paisagens, eu registro muitas imagens da natureza nua e crua. Sabe como contar uma história com elas? Insira um elemento humano, ou um ser vivo. Alguém correndo, parado ou fazendo algo vai fazer as pessoas pensarem: o que essa pessoa faz ali? Para onde ela está indo? Quem é ela? Isso faz a sua imagem muito mais interessante.

Emoção

A emoção deriva diretamente do tópico anterior, que é a Informação. Quando você consegue comunicar com sucesso e causar uma sensação no seu espectador, sua imagem causa um impacto, e obviamente se torna muito mais forte. Essa dica é fundamental, principalmente para fotógrafos de rua, documentais e de viagem. O tempo inteiro você pode ver pessoas sorrindo, pensativas ou tristes pelos locais. Tente encaixar isso com uma bela composição em uma fotografia e você estará no caminho certo!

Timing

A fotografia é o momento em que você para o tempo para capturar uma imagem que transmita uma informação e uma emoção, por isso o timing é fundamental. Em poucas frações de segundos uma imagem pode mudar completamente. A iluminação, a ação, uma expressão, se capturadas no momento correto podem ter um efeito impressionante. Antecipe-se à ação. Preveja e imagine a foto antes de tirá-la. Atualmente tenho trabalhado bastante com o disparo contínuo para capturar vários frames e escolher apenas o melhor. Planeje os horários também para pegar a iluminação correta!

Atmosfera

Esse último eu incluí por iniciativa minha. Apesar de não estar no vídeo que assisti, aprendi que a atmosfera de uma imagem pode ter um efeito quase hipnotizante sobre o espectador. Tanto em paisagens quanto em um retrato ou uma fotografia de rua, há várias formas de se gerar uma atmosfera diferenciada para colocar o observador dentro da cena: luzes e sombras, fumaça, neblina, chuva, neve, caos. Vale o que vier. Use os elementos ao seu favor para transmitir sensações e enriqueça a sua imagem além de um frame bonito. Muitas vezes você pode até melhorar a atmosfera de uma foto no pós-processamento! Só tome cuidado para não exagerar.

É isso aí, galera! Assim como toda dieta, a gente tem que começar a praticar para conquistar. Eu mesmo sinto que posso melhorar em alguns desses itens dessa DIETA. E vocês? Qual deles é o seu ponto forte e fraco? Qual vocês julgam mais importante?

Um abraço! Até mais!

Comment

Comment

5 erros que cometi quando comecei a fotografar

Comecei a fotografar profissionalmente em 2013, oferecendo serviços de fotografia de casamento e ensaios. Em 2014 comprei minha primeira “full-frame”, mas somente em 2015 comecei a utilizá-la em sua plena capacidade. Apesar de gostar e praticar fotografia desde 2005, quando comprei minha primeira camerazinha digital, somente em 2009 adquiri minha primeira DSLR. Considero este tempo de 2009 a 2015 como um período de aprendizado onde extraí lições valiosíssimas que agora vou compartilhar com vocês, afinal de contas sempre quis que alguém me contasse os segredos nesse tempo todo!

Estudar e treinar fotografia e pós-processamento? Para quê?

Minha fotografia começou realmente a evoluir a partir do momento que eu comecei a me interessar e estudar as melhores técnicas e artistas, e treinar, as vezes diariamente. Isso inclui composição, exposição, pós-processamento, planejamento. Não digo que você tem que ser rico e fazer milhares de cursos de fotografia ou comprar centenas de livros. Vá pelo caminho mais fácil: há centenas de canais, blogs, materiais gratuitos pela rede, e de qualidade! Depois sim, você pode começar a investir mais profundamente, com mais noção do que você precisa melhorar. Lembre-se que enquanto você está dormindo ou vendo novela, tem um chinês fotografando! Estudar e treinar faz TODA a diferença.

RAW? Isso ocupa muito espaço!

Até 2014 praticamente eu não fotografava em RAW. Chocante, não? Até mesmo nos casórios, minhas fotos eram em JPEG. Isso era um grande problema? Não... e Sim! Não, pois para mim não fazia muita diferença, pois eu não editava as fotos em um nível mais rebuscado e eu estava interessado em quantidade. Prestava um serviço mediano. Quanto mais fotos eu tirava, melhor! E sim, pois isso me fazia sempre ficar nesse ciclo vicioso: Não usar o RAW, não editar as fotos com qualidade, não aprender. Meu grande arrependimento veio quando comecei a treinar e editar com cuidado as minhas fotos que tirei durante uma das minhas viagens e não fiquei satisfeito, pois elas estavam em... JPEG!

Querer comprar e carregar TODOS os Equipamentos!

Quem nunca? A tendência quando estamos começando é achar que as tecnologias e equipamentos é que fazem as melhores imagens. Aí, pensamos logo em comprar aquela Full Frame dos sonhos, aquele tripé invencível, aqueles filtros, PC e tralhas de última geração. Pior ainda: ainda queremos carregar tudo conosco! COMECE COM O QUE VOCÊ TEM e sem mimimi. Faça o melhor com o que você tem, depois veja as limitações e vá comprando as coisas nessa direção. Eu, ainda bem, não me afundei nos equipamentos, mas vai por mim: é uma tentação muito grande.

Não procurar a luz certa, nas horas certas

Luz é tudo na fotografia. Obvio assim? Para muitos não! Se você tiver no local certo, na hora certa, você pode tirar uma foto melhor com um smartphone do que um cara com uma DSLR. No início eu simplesmente não entendia isso. Achava que o equipamento fazia a diferença, e talvez até o sol ficasse mais radiante ou as nuvens mais coloridas só de ver a câmera na minha mão. Não tem jeito: para escrever com a luz, você precisa de... Luz! O pós-processamento pode fazer muitas coisas, mas ainda não há como substituir uma belíssima luz da manhã ou do fim da tarde, um claro e escuro de uma luz natural em uma janela, ou rebatida suavemente. Atenção: O grande segredo da fotografia é a luz, e os grandes mestres dominam isso.

Não planejar as fotos

A preparação é fundamental em muitos momentos na nossa vida, e não poderia ser diferente na fotografia. Eu no começo, tirava as fotos enquanto passava pelos lugares, sem muito planejamento ou visualização. Depois, infelizmente eu chegava a conclusão de que elas não ficavam legais como as de alguns ídolos. Esses especialistas da fotografia são largamente remunerados apenas porque eles dominam, sabe o quê? Planejar. Em muitos documentários vi alguns grandes fotógrafos irem a lugares remotos com a foto já em mente, ou desenhada em um papel, e uma equipe para ajudar a executá-la. As vezes eles ficam dias em um lugar, apenas por uma foto. Não estou dizendo que você precisa de uma equipe, mas planejar, tanto na paisagem quanto no estúdio é fundamental para conseguir os resultados que você quer.

 

Comment

Comment

4 ferramentas gratuitas que o fotógrafo de paisagens NÃO pode deixar de usar

Olá pessoal!

Tudo bem? Hoje vamos falar sobre os bastidores da fotografia. Nem sempre as configurações e os equipamentos determinam a qualidade de uma boa foto. Principalmente quando se está ao ar livre é necessário também planejar as fotos junto à mãe natureza, como eu disse no post anterior. Para isso, há muitas ferramentas indispensáveis para o fotógrafo de paisagem. Vamos dar uma conferida?

1. Exsate Golden Hour - Previsão do clima, Posição do Sol, Hora dourada.

Hoje o Exsate é minha ferramenta favorita para fotografar em campo. Uso instalado no meu smartphone e nele eu posso ver quase tudo: desde o clima até possíveis horas douradas no dia e a hora exata que elas vão acontecer. Ele também pode te ajudar nas astrofotografias, dizendo a hora que a lua vai estar no céu e a sua fase. Se eu pudesse escolher apenas uma ferramenta para instalar, seria essa.

2. WindGuru - Previsão de ventos e clima

O WindGuru me surpreendeu bastante nessa última viagem que fiz para a Patagônia. Como vocês já devem saber, o clima lá é bem instável e venta muito. Consultei muitas previsões do tempo para replanejar algumas rotas, mas as previsões do WindGuru foram extremamente fieis. Acordar cedo e ver que está chovendo (ou pior, não acordar e perder aquele nascer do sol perfeito) é muito ruim, e essa ferramenta vai te proporcionar tranquilidade.

3. SunCalc/MoonCalc - Posição do Nascer do Sol e do Por do Sol

Você quer tirar aquela foto do sol com a posição perfeita atrás de uma montanha, ou em um monumento? Conheça o SunCalc. Ele é a calculadora do movimento do sol no céu ao longo do dia, indicando aonde ele vai se nascer e se por. Rápido, preciso e indispensável. Não dependa da sorte, veja a data e horas certas e se programe!

4. HyperFocal Pro - Distância Hiperfocal

O HyperFocal Pro é uma ferramenta mais avançada para os fotógrafos que querem precisão na hora de fazer aquela fotografia de paisagem com o foco perfeito. Você coloca nele o seu equipamento, as configurações e ele te diz a faixa de foco perfeito da sua imagem. Ideal para fazer aquela paisagem com focus stacking e profundidade de campo caprichada.
 

Comment

Comment

Natural, surreal e arte: Existe certo e errado na fotografia?

Hoje quero falar com vocês sobre um outro assunto muito polêmico na nossa área, mas que vale a pena ser discutido: o que é fotografia, e o que é arte?

Estou motivado a falar um pouco sobre esse tópico por conta de alguns comentários e observações que vejo pela rede sobre fotografias. Com os softwares de edição de imagens e equipamentos cada vez mais sofisticados, há uma ampliação muito interessante da capacidade de fotografar momentos e processar as imagens levando a fotos cada vez mais criativas e diferenciadas. No entanto, muitos ainda são bastante puristas, afirmando que a fotografia deve ser A ou B e criticando as imagens por elas estarem muito modificadas, ou muito naturais. Vamos jogar uma luz sobre esse assunto?

“Foto-grafia”

Fotografia quer dizer “escrever com a luz”. Desta forma, nada impede que você escreva e se expresse da forma que achar melhor para representar uma emoção ou momento. Seu estilo vai determinar em grande parte a forma que você fotografa: se é mais realista, surreal, se capta apenas uma parte com simplicidade, ou se compõe com complexidade e caos. Não existe certo ou errado. Apenas o que você (e os outros) JULGAM baseado no que acham bom ou ruim. No fim das contas a sua foto é como a sua caligrafia: única.

Então não preciso aprender a fotografar?

Aprender a fotografar é conseguir usar o seu equipamento (ou sua caneta de luz...) de forma que você se expresse da forma mais adequada possível. É muito comum as pessoas desejarem fazer uma foto, planejarem, e quanto olham o resultado não ficam tão satisfeitas. É para isso que o aprender a fotografar serve. Da mesma forma, você aprende a escrever. Dependendo do seu nível de habilidade você pode fazer a lista do mercado, escrever e-mails, blogs, documentos, ou ser um grande escritor de romances. Tudo depende do que você quer alcançar no fim das contas.

Estilos e imagens reais ou surreais

O compromisso com o realismo depende muito do nicho que você fotografa. Se você é fotojornalista, fotógrafo documental, talvez as pessoas (ou você mesmo) exijam um pouco mais realismo nas suas imagens. Se você gosta de paisagens, astrofotografia e até mesmo em alguns ensaios, você pode desenvolver um estilo que dê mais asas a sua imaginação e capte não só o que a câmera registrou, mas sentidos, emoções e luzes que estavam escondidos ali. Longa exposição, pintura com a luz, HDR, preto e branco, mistura de exposições são várias formas de você expressar o que você queria, assim como usar um drone ou uma “olho de peixe”, e não deixam de ser fotografias.

E então? O que é certo ou errado?

Mais uma vez: O certo e o errado só existem dentro da cabeça de cada um. A fotografia é o resultado da sua expressão. Se alguém falar que sua fotografia está ruim ou feia, é a opinião dessa pessoa a partir de um referencial de fotografias que ela julga bonitas ou feias e ponto. Claro que é muito importante aprender e ensinar fotografia para fazer você chegar no nível quer você quer se expressar sem dificuldades, seja ele de forma simples, complexa, real, surreal, polêmica ou não. Fotografia é arte e a grande graça dela é a sua variedade e universalidade.

Comment

Comment

Quanto vale a sua fotografia? Uma breve reflexão sobre os valores cobrados nos seus serviços

Olá, pessoal! Belezinha? Hoje quero falar com vocês sobre valores, sobre grana. Quanto você cobra pelos serviços fotográficos que você faz? Só para você ter noção, existem fotógrafos cobrando de 20 a 30 mil em uma festa de casamento, e outros, valores insondáveis para fazer ensaios em locais paradisíacos.

Sonhou acordado aí?

Faz o seguinte: vamos fazer uma brincadeira. Para cada SIM que você responder na pergunta você vai ganhar um ponto. Esse ponto depois você vai poder converter em dinheiro para você cobrar mais nos seus serviços. Vamos começar?

1. Você tem o desejo de se atualizar e estar por dentro das melhores técnicas?

É isso aí: estamos em constante aprendizado. Queira ou não, sempre vão aparecer novas técnicas para melhorar o seu workflow, novidades em softwares, novas idéias. Curso online? Livros? Workshops? Isso custa dinheiro. E aí? Sim, ou Não?

2. Você já tem ou tem o desejo de ter os melhores equipamentos e acessórios para seus serviços?

Essa é fácil. Se você quer melhorar seus equipamentos e acessórios, ou então já tem um equipamento de ponta com acessórios para realizar os seus serviços, responda SIM. Essas coisas custam MUITO dinheiro, e nem sempre as pessoas que estão contratando sabem isso.

3. Você deseja ter um portfólio impecável e clientes que falem bem do seu trabalho?

Essa pode parecer difícil, mas não é. Quanto mais trabalho você faz, talvez você caia na armadilha de não caprichar o suficiente. Não é nem por que você não é uma pessoa aplicada, mas por que você não vai ter TEMPO. E então, seu portfólio começa a ficar abandonado naquele site mais ou menos, ou então com aquelas fotos apenas... boas. Fora isso, clientes que pagam mais, normalmente vão ter mais dedicação na hora de fazer as fotos (maquiagem, roupas, enfeites, paciência, etc.), e consequentemente seu trabalho vai facilitar e você terá fotos melhores.

4. Você investe em divulgação online ou física dos seus serviços?

Sim? Ótimo! Já deveria estar cobrando melhor. Não? Deveria estar fazendo. Hoje estamos em uma época riquíssima de oportunidades de divulgação: Facebook, Instagram, dezenas de sites de casamento por aí, revistas, etc. E adivinha? Isso vai custar dinheiro também.

5. Você personaliza seu serviço e oferece sempre mais?

Você é aquele cara que entrega só um CD com as fotos, ou dá quase um presente ao cliente, com bombons, brindes, marca um almoço, recepciona com um lanche? Não se engane, eu falo isso até para as pessoas que um dia já compraram serviços assim: TUDO está incluído no valor. A diferença é a PERCEPÇÃO de valor. Se você cobra 500 e entrega um CD ou cobra 800 e entrega um pen-drive numa caixinha bonita com uma cesta de bombons, a diferença é que você gastou 100 reais e ganhou não só 300, mas também a simpatia, respeito e a atenção do cliente.

6. Você edita as suas fotos com a qualidade de grandes fotógrafos do mercado?

Cara... esse aqui é tenso se você não estiver pelo menos TENTANDO fazer. Obviamente você não vai virar um expert da noite para o dia, mas já vi pessoas que entregam 1000, 2000 fotos... sem editar. Esse é o tipo de serviço que eu nem quero pensar em prestar. Faça mais com menos: entregue as fotos tops e bem editadas. Vai fazer TODA a diferença.

7. Você prefere qualidade à quantidade?

Esse é polêmico. Existe mercado para tudo! Se você é fotógrafo e quer ganhar pela quantidade, você pode optar, mas vai precisar de uma equipe grande e confiável, senão vai cair a qualidade. Se você quer qualidade... bem aí é aquilo que já falamos: qualidade custa. Edição das fotos, atenção ao cliente, personalização... pode completar a lista!

8. Você já está há mais de 5 anos no mercado?

Bem, vamos dar um refresco. De repente você está começando agora e quer se inserir no mercado cobrando menos. Sem problemas! O problema está em você não sair desse ciclo vicioso. Vai por mim: a tendência é até que você DIMINUA os preços com o tempo, por conta da velha conversa: "está difícil arrumar clientes". E aí você vai piorando os serviços e cobrando menos ainda. O movimento é o contrário. Veja a economia brasileira... talvez você pague hoje de 50 a 100% mais por alguns serviços e produtos do que há 5 anos. Triste? É apenas o jogo.

9. Você fotografa para viver ou algum dia pretende fazer isso?

Isso é um sonho que muitos (incluindo eu) tem. E você? Quer um dia viver de fotografia? Já viu quanto custa a sua vida? Se você parar por uns 30 segundos e pensar nisso, você vai descobrir quanto você vai ter que fazer em ensaios, casamentos e etc para sustentar suas compras de mercado, iphone, viagens... E aí? Deu barato ou caro? É... eu imaginei.

E aí quantos pontos você fez?

Agora, a pergunta final:

Quanto você acha que você vale? Talvez seja um contra-senso mas quanto mais barato, mais concorrência. Todo mundo hoje ganha uma câmera DSLR de natal. Será que você quer ser mais um na multidão e concorrer com 80% das pessoas que prestam um serviço até mais barato que o seu? Ou você quer entrar no seleto nicho dos 20%, fazendo um serviço bom com um preço justo? A escolha é sua... Quanto vale a sua fotografia?

 

Comment