As pessoas me perguntam bastante sobre como começar na empreitada fotográfica. Meu conselho é que em primeiro lugar é preciso gostar bastante do assunto. Não basta comprar um monte de equipamento e sair por aí ostentando, que você não vai ser um fotógrafo habilidoso em poucas semanas.

1. Comece como o que você tem

Você tem uma câmera portátil? Semi-profissional? DSLR de entrada? Ótimo. Começe agora mesmo. Lembro que comprei minha primeira câmera digital (Uma Sony W5) em 2005, e peguei gosto pelo assunto desde então. Fotografava qualquer coisa: desde limões na fruteira até paisagens e animais. Seu equipamento, por mais simples que seja, não o impede de praticar, e apenas assim você vai pegar paixão pela coisa.

2. Estude

Fotografia é arte, e toda arte exige algum tipo de estudo. Não falo apenas dos livros didáticos e técnicos, mas sim de observação, contemplação e até mesmo um pouco de psicologia. É bom que o fotógrafo se interesse em observar outras fotos, tenha ídolos que possa inspirar-se, e por que não ler um pouco também?

3. Pratique

Não espere para apertar o botão após extensas leituras e cursos e mais cursos. Na fotografia você vai aprender que, como na vida, você aprende muito mais praticando e fazendo. Henri Cartier-Bresson dizia que suas primeiras dez mil fotos serão suas piores. Pegue o conselho numero um, e reflita: o que me impede de fotografar agora o que eu estou querendo? Talvez sua resposta o surpreenda.

4. Selecione

Após você começar a pegar o gosto pela coisa, tenha suas áreas de interesse dentro da fotografia. Você vai ver que curte mais fotos de paisagem do que de pessoas, ou mais fotos preto-e-branco do que coloridas. Você pode manter sua versatilidade, mas inevitavelmente vai começar a fazer os passos dois e três com mais frequência dentro da sua área favorita. Ah, e os preços dos equipamentos vão começar a fazer você ficar mais seletivo também!

5. Obtenha feedback

Há na rede várias comunidades e sites fotográficos para você obter inspiração e feedback da sua arte. Flickr, 500px, YourShot da National Geographic são alguns exemplos. Essa etapa é importante para você avaliar seu trabalho e evoluir. Não tenha vergonha, poste, peça dicas, se relacione, ninguém nasce sabendo! :-)

Comment