Duas coisas que acho importantes na caminhada em busca da perfeição fotográfica são: a observação e a crítica construtiva das fotos. É ótimo achar inspiração em outros trabalhos e estilos para formar o seu próprio. Além disso, a evolução da técnica e a curiosidade também se mostram importantes para construir um estilo profissional. Sendo assim, nada como ter algumas referências, certo? Nesse post vou dar algumas dicas de sites e comunidades que utilizo como incentivadores do meu trabalho, e são algumas das minhas fontes de aprendizado diário.

1. 500px

500px

O 500px é uma comunidade aberta para os entusiastas de fotografia. Você tem como curtir e favoritar as fotos de outros membros, assim como ter feedback das próprias fotos. Há uma ranqueamento das fotos segundo o número de visualizações, curtidas e favoritos, ludificando o processo. Além disso, no 500px Prime você pode licenciar suas fotos para vender. É um dos meus favoritos.

2. Your Shot

YourShot

Gosta da National Geographic? Então esse é obrigatório. As fotografias de vida selvagem, paisagens e culturas são sensacionais. Você pode postar suas fotos e receber feedback dos usuários, além de participar de mini desafios. Que tal ter sua foto publicada no site ou na revista? :-)

3. Flickr

Flickr

Talvez seja a mais popular das comunidades. O Flickr oferece comunidades, avaliação das fotos, premiações virtuais, e é uma ótima pedida para você navegar por áreas de interesse e achar inspiração.

4. Digital Photographer (Brasil)

A edição brasileira da revista oferece um espaço para você colocar algumas fotos e visualizar e avaliar a de outros entusiastas. Há também o site inglês (http://www.dphotographer.co.uk/) e várias outras revistas fotográficas que oferecem esse espaço. Procure e divirta-se!

5. Bancos de imagens (iStock, Dollar Photo Club, TryPic)

São opções interessantes tanto para os iniciantes quanto para os profissionais. Para mim tudo começou no iStock, onde eu postava algumas fotos com minha primeira câmera digital (uma Sony W5) e até já fiz algum trocado com elas! Os avaliadores são bastante rigorosos com relação às qualidades das fotos para a compra, e isso estimula a melhoria delas. Além disso, você tem um mundo de opções disponíveis para observar e pegar insights.

Outros sites de assuntos mais específicos são úteis para enviar suas fotos e se inspirar. (Ex. Surfer Magazine para fotos de surf, Climber Magazine para aventura e escalada, Wedding PhotoJournalist Association e Fearless Photographers para os aficcionados em casamentos). O segredo é fuçar e ter coragem. Você facilmente achará na rede algum lugar onde a comunidade fotográfica troca suas figurinhas sobre determinados assuntos e conhecimentos. Até mais!

Comment