É fabuloso podermos congelar um momento único, de poucas frações de segundo, eternamente em um quadro. Essa é a grande vantagem que a fotografia de ação nos proporciona. Desde eventos esportivos, até aquela pelada do fim de semana, a emoção está em todos os instantes, fazendo o fotógrafo quase não piscar em busca do momento certo.

Mas, então? Como podemos aperfeiçoar nossas fotos se tudo acontece tão rápido e as vezes até fora do nosso campo visual? Siga as dicas abaixo que você não vai se arrepender.

1-      Escolha a lente certa

Nem sempre você pode ficar muito perto da ação, obviamente. Para esportes prefiro as lentes teleobjetivas, pois podemos captar detalhes e situações como se estivéssemos bem de perto. Uma ótima cobertura, por exemplo, é uma lente 70-200mm, que você pode achar razoavelmente barata (uma f/4). Temos também as 70-300mm, 55-250mm, mas, qualquer outra que possa prover um ótimo zoom sem perdas de qualidade está valendo.

Para os profissionais do assunto, já existem opções bastante poderosas (100-400mm f/4, 300mm), mas são bastante caras. Observe o tipo de esporte e captura que você deseja, para também não esquecer daquela foto grande-angular, e sair um pouco do tradicional!

2-      Configure a velocidade e abertura para captar adequadamente a ação

Esse passo é a chave para uma boa foto de ação. O que você deseja? Capturar o movimento? Congelar a ação? Ambos? Dependendo da situação e do esporte, você pode estar o tempo inteiro manipulando a sua câmera para tirar fotos interessantes.

Lembre-se sempre: Velocidades baixas do obturador produzem fotos com sensação de movimento (< 1/60) e velocidades altas produzem fotos congeladas (> 1/1000). As aberturas podem lhe dar variações na profundidade de campo e clareza nas fotos. Experimente!

IMG_2512.jpg

3-      Melhore o foco e a agilidade das fotos

Sua câmera tem algumas configurações que provavelmente você já viu, mas nunca usou.

AI Servo? AF-C? Soou familiar? Essas configurações permitem que seu foco se torne dinâmico durante o movimento do assunto. Então, acho que você vai precisar bastante habilitar essas configurações para tirar grandes fotos. Procure no seu manual onde habilitar na sua DSLR e você vai sentir a diferença.

Outra dica importante são os disparos contínuos. Sua DSLR provavelmente tem opções para você disparar uma sequência de fotos sem tirar o dedo do botão (não precisa apertá-lo várias vezes). Isso vai facilitar bastante sua vida, principalmente quando vc achar que capturou aquela cena bacana só até ver que ela melhoraria apenas uma fração de segundos depois.

4-      Construa a composição

A fotografia de ação e esportes também carece de uma ótima composição. Tente brincar com a ação, enquadrando o que tiver de interessante em volta, use a regra dos terços, e faça fotos diferentes e inusitadas. O resultado pode ser surpreendente!

World's Favorite Sport - Créditos à Rama V (https://www.flickr.com/photos/vramak/)

World's Favorite Sport - Créditos à Rama V (https://www.flickr.com/photos/vramak/)

5-      Atenção nos detalhes e entornos

No esporte, os atletas não estão concentrados apenas na bola, na linha de chegada, ou no objetivo final. Há centenas de coisas acontecendo ao mesmo tempo na quadra, no campo e até mesmo nas arquibancadas que você não vai querer perder. Pode ser um momento de emoção de um técnico, ou atleta; a expressão de dor, ou de alegria após uma jogada; Capte o ambiente, sinta-se dentro do jogo e divirta-se!

Abraços!

Comment