O maior segredo da fotografia de paisagens é muito simples: você precisa estar livre. Não apenas fisicamente, mas mentalmente. Muitos me perguntam sobre equipamentos, técnicas e dicas para tirar fotos incríveis. É difícil explicar, mas nada disso vai substituir o seu equipamento mais importante: o olhar com o coração e a leveza de espírito.

O clima pode estar péssimo. Você pode estar munido apenas com um celular e a bateria quase zerada. O que importa realmente para registrar o mundo é seu estado de espírito. Esteja feliz, em sinergia com a natureza e consigo mesmo, e suas fotos sairão ótimas. Esteja preocupado, angustiado e você pode ter o melhor equipamento do mundo, que não sairá absolutamente nada.

Cada fotografia é única. É uma impressão em um tempo infinitesimal de uma visão do fotógrafo. Cada centímetro, grau, ou segundo, importa. O racional complexo do local e momento certo que você apertará o botão voa a milhões de cálculos e pensamentos por segundo dentro do seu subconsciente. Tudo influencia.

Meu melhor conselho é: Saia de casa. Vagueie. Observe com curiosidade e inocência. Procure harmonia. O contato com a natureza por si só purifica. Não é por que a paisagem é linda que a sua foto ficou maravilhosa. É exatamente o contrário. Você fez sua foto ser excepcional por pura e exclusiva interferência da natureza dentro de si.

Exercite esse pensamento e você será o melhor fotógrafo do mundo. Não só de paisagens, ou de natureza, mas de qualquer coisa que você quiser.

No fim das contas, suas fotos são um reflexo profundo de você...

No fim das contas, suas fotos são um reflexo profundo de você...

Comment