Olá Pessoal! Como tem passado? Espero que muito bem!

Vocês já viram a primeira parte da nossa viagem ao redor da Islândia e suas estradas e paisagens magníficas. Porém, agora vamos divulgar para vocês a segunda parte dela, e será mais ou menos com a mesma filosofia, mas na belíssima Noruega.

Para começar, essa Road Trip não iria acontecer. O planejado para a segunda parte do nosso roteiro seria conhecer algumas cidades principais da Terra do Bacalhau pelo mar. Deixa eu explicar melhor: Iriamos pegar um cruzeiro na Alemanha e fazer um tour pelo Mar do Norte dado aquela relaxada, mas graças a Deus, deu tudo errado.

No dia que iriamos comprar as cabines, elas aumentaram de preço significativamente. Sabe como é: para viajar mais, com recursos limitados, é melhor gastar menos. A grande surpresa foi constatar que uma viagem de carro pelos Fiordes e montanhas da Noruega, durante mais dias, ficaria mais barato que o próprio cruzeiro. Lembra que eu falei uma vez que se algo deu errado, isso é um bom sinal? Então... mais aventuras!

Nosso roteiro de dez dias foi bastante complicado de planejar, mas não se assustem: foi apenas para um marinheiro de primeira viagem. Agora que o caminho já está mastigadinho, vocês podem se basear nele para pegar as grandes atrações dessa maravilhosa terra nórdica:

Dia 1 (12/5) - Oslo a Lillehammer:

Nesse primeiro dia não tem mistério. Não será um dia para fotografias de paisagem grandiosas. Descemos em Oslo, e vamos de carro direto para Lillehammer, a cidade nórdica das olimpíadas de Inverno. Vamos rodar um pouco por lá para ver as atrações e descansar, já que também somos filhos de Deus.

Dia 2 (13/5) - Lillehammer a Hjerkinn:

Agora a coisa começa a esquentar (ou esfriar na verdade)! A nossa escala antes de chegar à cidade de Hjerkinn é o grandioso Parque Nacional de Jotunheimen. Vamos procurar por lugares para tirar fotos de paisagens, e se o clima permitir, subir pela trilha até a Besseggen Ridge que é uma das vistas mais impressionantes da Noruega. Na volta, vamos contornar o Parque Nacional de Rondane, que faz parte de uma das dezoito nasjonaleturistveger (estradas turísticas nacionais) do país.

Dia 3 (14/5) - Hjerkinn a Molde:

Mais atrações impressionantes à vista. Hoje será o dia de atingir a parte mais ao norte da nossa viagem, seguindo até a cidade de Kristiansund e explorando o trajeto até lá, passando por Innerdalen. Ao final do dia, antes de chegar a Molde, iremos percorrer a mundialmente famosa Estrada do Atlântico (Atlanterhavsveien) também uma das estradas turísticas mais populares da Noruega.

Dia 4 (15/5) - Molde a Olden:

O trajeto hoje vai em grande parte depender da Mãe Natureza para que sigamos o destino pela Trollstigen, a famosa estrada sinuosíssima da Noruega. Essa é considerada uma das estradas mais perigosas do mundo, e só abre normalmente após meados de maio. Dependendo do clima, ela abre passagem para a temporada mais cedo, ou mais tarde, por isso ficaremos de vigília para se necessário mudar os planos. Após encarar as curvas, vamos para Geiranger, curtir os famosos fiordes e vistas espetaculares. Olden será nosso último destino, onde nos hospedaremos em meio às montanhas e lagos gélidos para mais um dia de merecido descanso.

Dia 5 (16/5) - Olden a Nes Gard:

Nosso objetivo hoje é explorar as geleiras e montanhas do interior do sul da Noruega, indo até Briksdalsbre e Fonn. Iremos parar no nosso local de hospedagem em Nes Gard para descansar um pouco no meio do trajeto e ir para Nigardsbreen registrar mais algumas imagens impressionantes da natureza nórdica perto da Golden Hour.

Dia 6 (17/5) - Nes Gard a Flam:

Vamos pegar o caminho maior até Sognefjellet só para curtir as vistas e tirar algumas fotos ainda pela manhã. Este caminho pertence a mais uma das 18 estradas nacionais turísticas da Noruega, e não vai decepcionar nas paisagens. Na volta, iremos até Flam pela Aurlandsfjellet, outra estrada top, também conhecida como “Snow Road”. Vamos ficar ligados nas condições de clima para percorrer essa estrada, já que alguns metros de neve costumam bloquear a estrada durante uma boa parte do ano. Em Flam vamos aproveitar o período prolongado de luz do dia para fotografar mais fiordes e montanhas.

Dia 7 (18/5) - Flam a Roldal:

Bem cedo, vamos fotografar mais paisagens em Flam e em sua cidade vizinha, Undredal. Em direção ao sul, visitaremos o mirante Ringeldalsdammen, próximo à famosa Trolltunga, que infelizmente não estará disponível nessa época para a trilha solo (só no verão). Também faremos questão de ir até o lago Bondhusvatnet para registrar suas incríveis paisagens. Ao final da tarde, vamos até a cidade de Roldal para recarregar as energias e nos preparar para o dia seguinte.

Dia 8 (19/5) - Roldal a Preikestolen:

Neste dia, vamos acordar cedo para ir até os arredores da cidade de Jorpeland e fazer a famosa trilha da Rocha do Púlpito (Preikestolen). Estimamos em torno de quatro horas de caminhada ida e volta, caso o clima permita, e pretendemos fazer a caminhada na parte da tarde. Na volta, dormiremos na cidade de Tau, um pouco mais ao norte, começando nosso retorno em nosso caminho para Oslo.

Dia 9 (20/5) - Tau a Rauland:

No retorno a Oslo, vamos explorar o interior da Noruega, passando pelas estradas ao sul do belíssimo parque de Hardangervidda. Para compensar a caminhada do dia anterior, vamos descansar bastante o restante do dia.

Dia 10 (21/5) - Rauland a Oslo: 

No nosso último dia de aventuras na Noruega, vamos completar nosso caminho até Oslo, pelo sul do Hardangervidda, passando por paisagens de tirar o fôlego em Skinnarbu, Gaustatoppen e da famosa Igreja de Madeira de Heddal. Ao chegar no aeroporto vamos devolver nosso carro e descansar para embarcar bem cedo, na nossa viagem de volta para o Brasil!

Comment