Olá pessoal! Perto da virada do ano assisti um vídeo incrível da COOPH (http://www.cooph.com/magazine/features/videos/detail/article/kick-off-the-new-year-with-a-photographers-diet.html) sobre como melhorar as fotografias para 2017 utilizando um acrônimo bem criativo e inteligente. Achei fundamental espalhar esse conhecimento para vocês, já que estamos todos juntos no nosso plano de nos tornarmos cada vez melhores esse ano, principalmente nas imagens. Vamos conferir?

Design

Já reparou por que você gosta mais de uma determinada marca de carro, eletrônicos ou de smartphone sem necessariamente avaliar as especificações técnicas primeiro? O Responsável por isso é o design. Saiba que na fotografia é a mesmíssima coisa: quando a fotografia tem um design impressionante ela chama a atenção se você a registrar com um smartphone ou com uma câmera portátil. Você pode alcançar um design superior sempre utilizando algumas regras básicas de composição como: Linhas guia, para levar os olhos do observador até o seu assunto; Formas geométricas, para brincar com o cenário disponível; Repetições e Padrões, para aguçar a curiosidade, e muitos outros!

Informação

Uma imagem vale mais que mil palavras. Quem nunca ouviu isso? Com a sua imagem você precisa COMUNICAR alguma coisa. Pode ser sutil, ou forte, mas a sua imagem ganha profundidade quando você conta uma história com ela. Como fotógrafo de paisagens, eu registro muitas imagens da natureza nua e crua. Sabe como contar uma história com elas? Insira um elemento humano, ou um ser vivo. Alguém correndo, parado ou fazendo algo vai fazer as pessoas pensarem: o que essa pessoa faz ali? Para onde ela está indo? Quem é ela? Isso faz a sua imagem muito mais interessante.

Emoção

A emoção deriva diretamente do tópico anterior, que é a Informação. Quando você consegue comunicar com sucesso e causar uma sensação no seu espectador, sua imagem causa um impacto, e obviamente se torna muito mais forte. Essa dica é fundamental, principalmente para fotógrafos de rua, documentais e de viagem. O tempo inteiro você pode ver pessoas sorrindo, pensativas ou tristes pelos locais. Tente encaixar isso com uma bela composição em uma fotografia e você estará no caminho certo!

Timing

A fotografia é o momento em que você para o tempo para capturar uma imagem que transmita uma informação e uma emoção, por isso o timing é fundamental. Em poucas frações de segundos uma imagem pode mudar completamente. A iluminação, a ação, uma expressão, se capturadas no momento correto podem ter um efeito impressionante. Antecipe-se à ação. Preveja e imagine a foto antes de tirá-la. Atualmente tenho trabalhado bastante com o disparo contínuo para capturar vários frames e escolher apenas o melhor. Planeje os horários também para pegar a iluminação correta!

Atmosfera

Esse último eu incluí por iniciativa minha. Apesar de não estar no vídeo que assisti, aprendi que a atmosfera de uma imagem pode ter um efeito quase hipnotizante sobre o espectador. Tanto em paisagens quanto em um retrato ou uma fotografia de rua, há várias formas de se gerar uma atmosfera diferenciada para colocar o observador dentro da cena: luzes e sombras, fumaça, neblina, chuva, neve, caos. Vale o que vier. Use os elementos ao seu favor para transmitir sensações e enriqueça a sua imagem além de um frame bonito. Muitas vezes você pode até melhorar a atmosfera de uma foto no pós-processamento! Só tome cuidado para não exagerar.

É isso aí, galera! Assim como toda dieta, a gente tem que começar a praticar para conquistar. Eu mesmo sinto que posso melhorar em alguns desses itens dessa DIETA. E vocês? Qual deles é o seu ponto forte e fraco? Qual vocês julgam mais importante?

Um abraço! Até mais!

Comment