Fala galera! Hoje eu vou provar que você ainda não leu o manual da sua câmera o suficiente. Dá uma olhada nessas funcionalidades bem legais que vão aliviar a sua vida sofrida de fotógrafo!

1.       Detector de “estourados” na imagem

Esse é fenomenal. Quem nunca tirou aquela foto e depois chegou em casa e viu que ela ficou com aquele estourado branco irrecuperável? Não se aflija. Com essa função, você vai poder detectar o estourado logo depois que você tirar a foto, e já te dá a dica para você fazer outra imagem usando uma exposição menor, para não te dar trabalho quando você chegar em casa.

2.       Sinalizador de foco após a foto

Outra funcionalidade sensacional. Se você é fotógrafo de ensaios, acho que você deveria começar a usar AGORA! As vezes, na correria, você sai disparando as fotos confiando no foco automático da câmera. Mesmo que ela sinalize antes de disparar, essa funcionalidade permite você ver no display onde o foco foi acionado para você ter certeza que focalizou o rosto da sua modelo ao invés dos enfeites em volta!

3.       Disparo múltiplo em diferentes exposições

Como fotógrafo de paisagem eu confesso: uso muito esse modo! Para quê ter uma imagem se você pode ter três, em diferentes exposições? Você não está mais na época do vovô: aproveite a tecnologia que você tem, e use esse modo para fazer HDRs e como backup para aquela foto que você tinha certeza que estava ótima, até você tirar ela mais clara ou escura.

4.       Nível virtual

Esse não é tão escondido assim, mas é útil demais. Os tripés mais modernos têm nível de bolha neles, e você até pode comprar um nivelzinho para acoplar na DSLR. Mas, se quiser tirar onda mesmo, use o da própria câmera para nivelar as fotos e conferir se você está mesmo naquela posição certinha antes de dar o seu clique.

horizon-level-dslr.jpg

5.       Botão de foco automático traseiro

Que você faz o foco sempre quando aperta o clique até o meio do caminho talvez você já saiba, mas você sabe que pode focar com um botão traseiro da câmera? Qual a vantagem? Faça o foco e clique indefinidamente sem precisar ficar refocando sempre. É muito útil para fotografias de paisagens e de objetos e outras cenas mais estáticas.

learn-how-to-use-back-button-focus-on-your-camera-840x560.jpg

6.       Visualização de profundidade de campo

Quando você olha pelo visor da câmera, você não faz a menor ideia de como vai sair a foto, com a profundidade de campo que você configurou sua lente (f/1.8 ou f/18). Esse botãozinho oculto vai fazer você chorar de emoção quando você descobrir que pode fazer isso antes mesmo de disparar a foto.

É isso aí pessoal! Espero ter ajudado! E vocês? Conhecem mais alguma função Mandrake dessas? Deixa o comentário aí! Não esqueçam de conferir nosso vídeo!

Um abraço!

Comment