Fala, pessoal! A composição é um dos pilares mais importantes da fotografia, por isso, vamos aprofundar um pouco mais nesse assunto falando sobre como isolar o seu assunto na imagem. Quando eu comecei a fotografar, eu queria colocar um monte de coisas no meu frame, e via que minha foto não ficava tão legal quanto a dos fotógrafos profissionais, que pareciam ter algo a mais. Na verdade, não era algo a mais... Era algo A MENOS. Simplicidade é tudo, e vocês vão ver o porquê.

Em primeiro lugar, temos três maneiras de separar o assunto do restante do frame, e vamos falar sobre elas aqui nesse vídeo:

Com a profundidade de campo; Com a distância focal (ou chegando mais perto); E fazendo uma composição contrastante.

Vamos falar um a um aqui com alguns exemplos. Ah! E se você quiser ver alguns exemplos legais nossos também, segue a gente no Instagram e acompanha nossas postagens diárias!

Quando falamos sobre profundidade de campo, estamos falando de separar o assunto do restante do frame usando a famosa técnica de “embaçar o fundo”. O contrassenso aqui é que as pessoas geralmente querem uma foto que apareça o fundo, elas, os detalhes... tudo! E para falar a verdade, o que fica mais legal e profissional é você se ater a um determinado detalhe ou assunto, e deixar o resto de background, só para dar aquele toque mesmo, como uma cortina ou pano de mesa bonito.

Como fazer? É só usar a profundidade de campo (ou famoso “f”) o maior possível. Se você não puder diminuir tanto assim seu “f”, afaste-se e use uma lente zoom para fotografar, que você pode alcançar efeitos parecidos. O importante mesmo é você destacar o seu assunto, para não confundir os olhos de quem está vendo.

Segundo método, pessoal: Aproxime-se. Chegue perto do que você está fotografando. Isso vale não só para você com suas perninhas, mas também usar uma lente com bom poder de aproximação, ou distância focal. Quando você chega perto do seu assunto e você o faz ocupar boa parte do frame, você chama a atenção para o que realmente interessa. Muitas vezes, quando estou ensinando fotografia para meus amigos, a primeira pergunta que faço é: qual é o assunto do seu frame? Surpreendentemente eles ficam confusos e não sabem em pelo menos metade das vezes.

Minha dica é: não faça o observador pensar demais. Entregue o que ele quer ver. Se você coloca milhares de detalhes e coisas e assuntos em um frame, ele se torna não só pouco interessante, mas confuso e difícil de processar. Lembre-se da frase de Michelangelo: "Como fazer uma escultura? Simplesmente retiro do bloco de mármore tudo que não é necessário."

Vamos agora falar da última técnica que é por meio da própria composição. Por meio de uma composição simples ou contrastante você pode separar o seu assunto do restante do frame e dar a sua foto um poder incrível. Existem tantas formas que fica até difícil falar de todas aqui: cores, claro e escuro, espaço negativo, padrões e anti-padrões. O legal mesmo é você sempre brincar com os opostos. É aí é que entra a inteligência do fotógrafo. Você já pode planejar de antemão, mas depois de um tempo, isso acaba entrando no sangue e você passa a fazer até mesmo sem querer esse tipo de arranjo.

Para treinar, veja fotos de fotógrafos profissionais da sua área de atuação. Tenho a mais absoluta certeza que eles usam essa técnica, e no começo se você se inspirar vai ter ideias para fazer até conseguir criar por si só. Uma outra forma é dar uma saída fotográfica e fotografar apenas com esse apelo, fazendo composições simples e contrastantes. Tente, procure e você achará com mais facilidade do que imagina.

Bom, galera! Era isso que tínhamos para passar para vocês. Se gostaram, aprecio que vocês curtam e compartilhem com os amigos, pois assim podemos continuar fazendo dicas legais e ajudando a todos. Um grande abraço! Tchau, tchau!