Muitos fotógrafos já sabem que uma das melhores horas para fotografar é a hora dourada, que é quando o sol está nascendo, ou se pondo. Talvez, uma das coisas que eles não saibam é que há algumas diferenças entre esses dois horários, alguns bem óbvios, mas outros, nem tanto. Vamos dar uma olhada?

Em primeiro lugar, se me perguntarem qual é o melhor: pôr do sol ou nascer do sol, eu vou dizer: Depende! Eu confesso que para mim é mais fácil fazer fotos no pôr do sol do que no nascer. Acordar muito cedo, preparar as coisas e quase sempre sair sem tomar café da manhã é bem complicado, mas as vezes em alguns lugares você tem que fazer esse sacrifício.

Cheque a posição do pôr do sol e do nascer para ver qual é o melhor dependendo do local. Eu já fiz fotos em lugares que eram igualmente belos em ambos os horários, mas completamente diferentes. Outros lugares, simplesmente são maravilhosos ao pôr do sol, mas ao nascer do sol são normais. Então, a lição é: use um app para ver a posição do sol, pesquise fotos de outros fotógrafos, e veja qual é mais interessante.

Um outro ponto, que muita gente não presta tanto atenção é que, geralmente, no nascer do sol, os lugares turísticos são mais vazios. Se não fizer tanta diferença em termos de qualidade da luz, é preferível você ir no nascer do sol, já que se for um lugar popular, você vai ter muito mais tranquilidade. A exceção é quando o pôr do sol for bem tarde nos verões dos hemisférios. Tente se programar para fotografar tarde, e aproveite, por que você também não vai ver muita gente disposta a ver o sol se pôr às 10 da noite.

Se você quiser fotografar pessoas na sua paisagem, pode inverter essa lógica!

No final das contas eu diria para você sempre que puder tentar os dois. As fotos com certeza ficarão belas de uma maneira diferente, e você ainda pode pegar condições diversas de clima, iluminação e tentar composições diferentes.

É isso, galera! Se gostou, segue a gente e compartilha com os amigos. Assim você ajuda a gente continuar produzindo nossos vídeos e ajudando mais pessoas ainda! Um abraço! Tchau!

Comment