Alô, Galera! E aí, tudo bem? Hoje vamos falar sobre Simetria na fotografia e por que ela é tão importante para dar aquele look impressionante no seu quadro. Mesmas regras de sempre: dois minutos, sem enrolação, direto ao ponto. Bora lá!

Muitos estudos feitos na área de design e psicologia chegaram a conclusão que nosso cérebro gosta de uma determinada "ordem" na hora de observar as coisas. Essa ordem faz você se fixar mais no quadro, e consequentemente gostar mais da foto. Beleza, mas e aí? Vamos dar uma olhada pra ver como isso funciona na fotografia.

A primeira coisa é: não é toda a foto que você vai usar esse artifício da simetria. Obviamente, quando você captar uma oportunidade, é ali que você vai fazer. Normalmente isso é muito comum em imagens de paisagens espelhadas em lagos limpos e tranquilos. Além de dar aquele visual de outro planeta, quase que certamente dá pra você pegar aquela imagem e virar de cabeça para baixo sem perceber nenhuma mudança. Treine os olhos para ver isso na natureza!

Mas, não precisa ter um reflexo para você usar a simetria. Para ensaios, e até mesmo arquitetura é legal você colocar padrões repetitivos na imagem, causando um "bem estar visual". O mais bacana é que se você coloca algo ali (geralmente seu assunto) quebrando esses padrões, o observador entende quase imediatamente que aquilo ali é algo especial e diferente. A foto fica simplesmente sensacional.

É isso, galera! Treine a sua visão e você vai perceber esses padrões na natureza em várias coisas. Aproveita também para espalhar um pouquinho de amor, dando um like e uma compartilhada com aquele amigo fotógrafo! Te vejo no próximo! Tchau, tchau!

Comment