Olá, Galera!

Como dito no nosso YouTube, dividimos em cinco partes essa rota incrível que foi inaugurada recentemente pelo governo do Chile. Claro que não passamos pelos 17 parques, e fizemos uma passagem pela Argentina (Parque Nacional dos Glaciares) para fotografar novamente o Fitz Roy, o Cerro Torre e outras paisagens impressionantes. Segue as nossas percepções resumidas aqui, e o mapa:

1.      Região dos Lagos e Vulcões Chilenos

a.      Pontos de Interesse: Vulcão Osorno, Cachoeiras de Petrohue, Parque Alerce Andino

b.      Estradas: Boas

c.      Cidades e Estrutura: Boas

d.      Paisagens: Boas

Um local turístico e boa porta de entrada para se ambientar, se equipar e descansar um pouco. É a porta de entrada para a Carretera Austral com grandes paisagens. Vale a pena a ida com a câmera!

2.      Carretera Austral

a.     Pontos de Interesse: Parque Pumalin, Parque Queulat, Parque Cerro Castillo, Parque Patagônia

b.      Estradas: Péssimas

c.      Cidades e Estrutura: Incipiente

d.      Paisagens: Incríveis

A Carretera Austral não é para iniciantes. Se quiser ir, tenha em mente grandes percursos sem muito conforto e alugue um carro robusto por causa dos buracos e das estradas de rípio. Vá equipado com comida, água e combustível suficiente para ficar de boa em alguns trechos isolados. Faça as trilhas e visite os parques que tem paisagens incríveis e totalmente inexploradas.

3.      Rota 40 (Argentina)

a.     Pontos de Interesse: Parque Perito Moreno

b.      Estradas: Boas

c.      Cidades e Estrutura: Quase Inexistente

d.      Paisagens: Quase Inexistentes (Não fomos no Parque Perito Moreno)

Esse trecho da Rota 40 entre Chile Chico e El Chaltén não tem grandes atrativos para fotografia, exceto pelo Parque Perito Moreno, o qual não visitamos. Dormimos no caminho em Las Horquetas para quebrar a viagem e descansar um pouco. Vá com uma playlist caprichada e dirija nessas retas infinitas da Argentina.

4.      El Chaltén e El Calafate

a.      Pontos de Interesse: Parque Nacional dos Glaciares (Fitz Roy, Cerro Torre, Lagunas)

b.      Estradas: Boas

c.      Cidades e Estrutura: Boas

d.      Paisagens: Incríveis

Muita gente já conhece esse trecho por conta de El Calafate. El Chaltén é uma cidadezinha incrível com estrutura e dezenas de trilhas do fácil ao difícil. As paisagens de montanha são sensacionais, principalmente no outono. Recomendo totalmente para fotografia!

5.      Torres del Paine

a.      O próprio parque Torres del Paine

b.      Estradas: Ruins (principalmente dentro do parque)

c.      Cidades e Estrutura: Regular e Cara

d.      Paisagens: Incríveis

Torres del Paine dispensa comentários. É uma das mecas da fotografia do hemisfério sul e até mesmo do mundo. As fotos dificilmente sairão ruins se você ficar um pouco mais (recomendo cinco dias). Infelizmente as estradas dentro do parque não são das melhores e a estrutura é cara (alimentação e hospedagem). Mas, se não valesse a pena eu não estaria indo pela segunda vez lá. ;-)

Comment